O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou que o incêndio que atinge o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, desde sexta-feira, consumiu cerca de 80% da área total do parque. Durante o final de semana, o incêndio chegou a ameaçar moradores dos condomínios fechados da região. Muitos tiveram que abandonar suas casas.
Segundo o sargento Eduardo Quirino da Silva, 46 bombeiros, 40 brigadistas e mais seis policiais militares contaram com a ajuda de dois helicópteros – o Pégasus da PM e o Guará do Instituto Chico Mendes – até início da noite para conter as chamas. O Rola-Moça tem 3.941 hectares de área verde que passam por Belo Horizonte, Brumadinho Nova Lima e Ibirité, onde se misturam exemplares de Mata Atlântica e Cerrado e vivem animais ameaçados de extinção como a onça parda, a jaguatirica e o lobo-guará.
De acordo com os bombeiros, os trabalhos estão sendo concentrados onde há predominância de vegetação de Mata Atlântica e a área do Condomínio Casa Branca. Durante a madrugada, ficarão de prontidão no local vinte militares com duas viaturas de combate a incêndio. Os trabalhos serão retomados pela manhã.
De acordo com a corporação, 75 militares e 42 brigadistas trabalham nesta terça-feira contra as chamas. Dois aviões e dois helicópteros ajudam a jogar água na mata, na tentativa de conter o fogo. Três focos ainda ofereciam resistência. Desde a última sexta-feira até ontem, foram consumidos pelo fogo 3 mil dos 3,9 mil hectares da área de preservação, localizada entre BH, Brumadinho e Nova Lima.
Veja mais fotos:
Fonte: Estado de Minas