Inaugurado em 08 de dezembro de 2006, o Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER) atinge a marca de 200 (duzentos) salvamentos a vítimas. Na tarde do dia 06 de setembro, com uma intervenção exitosa na praia de Jauá (litoral norte), o GRAER contribuiu para o resgate de uma vítima em ambiente líquido, após o que registrou com satisfação o salvamento de número 200 no seu LIVRO DA VIDA.
A vítima, um mergulhador residente em Jauá, sentiu-se mal, teve congestão e afogou-se após o quebra-mar. José Welligton Bezerra de Lima estava “à deriva” em uma prancha de body board com outro mergulhador.
O 1º Sgt PM Mamédio, tripulante operacional do GRAER foi lançado ao mar e extraiu a vítima com auxílio de um SLING (equipamento utilizado para retirada de pessoas de ambientes de difícil acesso).
Já na praia, a vítima recebeu os primeiros atendimentos do Dr Sérgio Abreu, médico da Secretaria de Saúde, que atua junto ao GRAER, o qual diagnosticou broncoaspiração e hipotermia, além de desorientação por diminuição da oxigenação cerebral.
Após a estabilização, o socorrido foi removido por uma equipe do SAMU (Camaçari) para uma unidade de saúde. A tripulação, composta de 02 pilotos, 02 tripulantes operacionais e 01 médico, estava em prontidão no hangar do GRAER, no Aeroporto de Salvador, quando foi acionada pela CENTEL, ao que decolou imediatamente a bordo do helicóptero Guardião 05, percorrendo a distância de 19,9 Km em menos de 5 minutos.
Computando 57 meses de operação, o GRAER contabiliza uma média de 3,5 salvamentos por mês, o que corresponde a aproximadamente um salvamento por semana. O ducentésimo salvamento encerra o primeiro volume do Livro da Vida, onde estão registrados os resumos das ocorrências de salvamento com o emprego de aeronaves, a exemplo de acidentes automobilísticos, afogamentos, resgate de pessoas perdidas, incêndios, dentre outras.