A Aviação Policial da Colômbia surgiu em 10 de novembro de 1984, quando uma propriedade de 4.200 m², nas proximidades do Aeroporto de Guaymaral, foram inauguradas as instalações da primeira Base Aérea da Polícia Nacional da Colômbia, denominada: “Capitão Fernando Alvarez Bonilla”, em reconhecimento ao primeiro piloto da Polícia Nacional, falecido no cumprimento do dever e foi ponto de partida para a construção das Bases Aéreas de Santa Marta, San José del Guaviare e Tuluá.
A Aviação Policial da Colômbia realiza uma série de missões, dentre elas, operações antinarcóticos, evacuações aeromédicas, apoio humanitário, erradicação de cultivos ilícitos, patrulhamento aéreo, transporte de pessoas e de produtos perigosos, além de treinar e preparar seus policias para a atividade de aviação.
Nos últimos dois anos foram distribuídas aeronaves nas cidades de Cúcuta, Cartagena, Barranquilla, Medellin, Bucaramanga, Pereira, Bogotá, Cali, Neiva e Villavicencio, a fim de realizarem atividades de vigilância através de patrulhamentos aéreos sobre os pontos críticos, tais como áreas comerciais e bancárias. As aeronaves utilizadas para essas atividades são 05 helicópteros Bell 206, 01 helicóptero Hughes 500 e 04 aviões Cessna 206.
Além dessas aeronaves a Aviação Policial da Colômbia conta com outras aeronaves para transporte de cargas e pessoas e emprego tático, como o DC-3, Uh-1h Bell Huey, Sikorsky UH-60, Caravan, King Air, Caravan, OH-58, entre outras.
Em 2007 o processo de manutenção de aeronaves da polícia foi certificado sob o padrão de qualidade ISO 9001:2000, o que torna a unidade uma das melhores empresas de manutenção aeronáutica nacional e internacional. O Grupo de Manutenção da Aviação Policial da Colômbia está habilitada para realizar as manutenções de níveis 1, 2 e 3.
Durante o primeiro semestre de 2009, a Direção de Narcóticos, através da Aviação Policial, com seu avião de asa fixa (DC-3), apoiou todas as unidades policiais e de outras instituições, com resultados altamente satisfatórios, transportando um total de 444.208 kg e 25.781 passageiros.
A escola de Aviação Policial da Colômbia foi fundada em 28 de novembro de 1996, com sede no município de San Sebastian Mariquita, e, atualmente, configura-se como uma Instituição de Educação Superior com certificação para os cursos de especialização do piloto policial e manutenção aeronáutica, contanto com 68 cursos de extensão em temas aeronáuticos, segurança de voo e procedimentos de voo por instrumentos. Em 11 de novembro de 2007 foi certificada pela Norma Técnica ISO 9001:2000.
A Escola já formou 480 pilotos policiais, 30 pilotos do Exército da Colômbia, 15 da Marinha da Colômbia e 20 oficiais de países amigos, como o Peru, Chile, Equador e Panamá, totalizando 545 pilotos formados pela Escola de Aviação.
A Escola de Aviação tem como estratégia a aquisição de mais aeronaves e simuladores voo, e, através de convênio com a Embaixada Americana, a construção de um auditório, salas de aula e alojamentos, além de iluminação da pista de pouso e decolagem, a fim de otimizar a instrução noturna.