O helicóptero Águia 01 (PR-EAM) da Polícia Militar do Amazonas participou de missão humanitária no Estado de Roraima na denominada Operação Cidadania.
A Operação Cidadania teve seu início no dia 12 de maio do corrente ano devido as fortes precipitações pluviométricas, que ocorreram em Boa Vista, chegando à 127,2 mm de chuva num período de 18 horas, resultando em pessoas desalojadas, inundações, queda de rodovias, falta de abastecimento e outros, fato este que instigou a prefeitura da capital a decretar Situação de Emergência dois dias depois.
No decorrer da Operação, devido ao rigor das chuvas, outros 06 (seis) municípios decretaram Situação de Emergência.
A Operação teve como primeira fase o objetivo de realizar ações que minimizassem os danos ao patrimônio e a vida de pessoas, principalmente aquelas que residem em áreas de risco, que durante o período chuvoso estão propícias a serem atingidas por inundações ou alagamentos.
Em uma segunda fase teve como objetivo atuar em Situação de Emergência ou Estado de Calamidade Pública no Estado de Roraima, dando especial atenção à cidade de Boa Vista por tratar-se da maior concentração populacional e por ser o centro administrativo do Estado.
Nesse contexto, e pela dificuldade de locomoção, transporte e remoção surgiu a necessidade imperiosa do emprego de aeronaves, para dispor ajuda aos mais necessitados, tendo em vista que muitas comunidades ficaram totalmente isoladas, de sorte que somente com o vetor aéreo poderia se chegar de forma segura, rápida e eficaz.
Confira o relatório:
Fonte: Grupamento Aéreo – GRAER.