O Laboratório de Tecnologia, Ciência e Defesa (DSTL), em conjunto com parceiros da indústria aeronáutica, tem mostrado o desenvolvimento de uma tecnologia de ponta projetada para auxiliar pilotos de helicóptero a pousarem com mais segurança e eficiência no Afeganistão.
Cientistas da DSTL, subordinado ao Ministério da Defesa do Reino Unido (MOD), iniciaram o desenvolvimento técnico de uma abordagem pioneira para o problema de pousos com baixa visibilidade (LVL), fenômeno conhecido como “helicopter brownout”. O chamado “brownout” ocorre quando um piloto perde as referências visuais devido à poeira ou areia de recirculação durante a decolagem ou pouso do helicóptero.
Trabalhando com engenheiros da AgustaWestland, os cientistas analisaram dados de incidente para entender o que acontece e tentar identificar uma causa. Eles também realizaram uma avaliação rápida da tecnologia e das muitas possíveis soluções disponíveis, incluindo um simulador de julgamento de uma das tecnologias mais promissoras, a simbologia conformal 3D. Esta tecnologia utiliza um pequeno display montado no capacete para fornecer uma representação virtual 3D da zona de aterragem que permanece imóvel quando da aproximação do piloto.
A simbologia é cuidadosamente projetada para aumentar a imagem do mundo real, mas também para fornecer todas as informações necessárias para permitir ao piloto facilmente calcular a altura, velocidade e deriva. Em seguida, ele substitui as referências do mundo real quando são obscurecidas por poeira. A tela também pode ser equipada com óculos de visão noturna para garantir a capacidade de operar 24 horas.
A tecnologia foi demonstrada em um evento na Honourable Artillery Company, em Londres/ING, em apoio à Semana Nacional de Ciência e Engenharia.
A equipe de cientistas realizaram ensaios de voo bem-sucedidos demonstrando a eficácia da simbologia 3D adaptada em um helicóptero Lynx da Army Air Corp Development and Trials (D&T) Squadron, baseado em Middle Wallop, em Hampshire, em conjunto com o Rotary Wing Test and Evaluation Squadron, com base em Boscombe Down.
A equipe também realizou um ensaio simulado usando as tripulações dos helicópteros Merlin para melhorar a solução empregada e realizar um grande número de pousos e descolagens de helicópteros e demonstrar que o sistema realmente torna-os seguros.
O desenvolvimento está em fase de conclusão e estará sujeito à certificação através dos procedimentos normais, o sistema de produção é esperado para ser implantado nos helicópteros em operação no Afeganistão.
Major John Peters, piloto de testes de ligação para o programa LVL e o Army Air Corps, disse: “O Brownout é um perigo enfrentado diariamente por tripulações dos helicópteros do Reino Unido no Afeganistão, quando você vem para pouso a quantidade de poeira soprada para cima pode obscurecer completamente todas as suas referências visuais .
“Isso faz o pouso mais difícil e perigoso e aumenta o risco de danos. O desenvolvimento do sistema de pouso com baixa visibilidade permitirá que as tripulações dos helicópteros pousem com muito mais segurança nestas condições, dando-lhes referências quando de outra forma estariam cegos.”
O trabalho da equipe de cientistas ganhou um Civil Service Awards, prêmio criado para reconhecer as melhores práticas em todo o serviço civil, na categoria inovação.
A pesquisa continua de maneira à permitir que os pilotos possam operar de forma mais segura e eficaz em condições de baixa visibilidade; aplicações civis do sistema podem incluir os serviços de emergência e resgate que também operam em condições climáticas adversas, como neblina e nevoeiro.