Após passar um pouco duas semanas desaparecido na mata, o caseiro Antonio Ferreira dos Santos, 34, o “Toinho do Peixe”, foi resgatado na manhã de quinta-feira (17/03/11), pelo helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar, na base da Polícia Federal, localizada no rio Cuieiras – a 150 quilômetros de Manaus.
Bastante debilitado, o caseiro foi encaminhado para o Pronto-socorro 28 de Agosto, no bairro Adrianópolis, Zona Centro-sul da cidade.
De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, qua acompanhou o resgate, Dinaci Almeida, após andar todos esses dias, Antônio conseguiu sair na quarta-feira (16), à noite no igarapé Miguel Ambrósio, nas proximidades da comunidade Barreirinha, localizada no rio Cuieiras, onde conseguiu ajuda dos moradores que o levaram para à base da PF.
“Ele estava apenas de cueca. As roupas, botas e a espingarda que carregava quando se prendeu acabaram ficando pelo meio do caminho, segundo os relatos dele”, informa o oficial dos Bombeiros.
O caseiro desapareceu no último dia 2, no quilômetro 67, da BR-174 (Manaus – Boa Vista), e durante o período em que estava perdido, disse ter ouvido o barulho do helicóptero sobrevoando a área em que ele estava. Entretanto, o caseiro não foi localizado, porque a mata era muito fechada.
“Ele ouvia o barulho do helicóptero, mas não conseguia vê-lo, assim como quem estava na aeronave, também não conseguia avistá-lo na mata fechada”, salienta Almeida.
Durante o tempo em que ficou na mata, Antonio relatou ter se alimentado de frutas que encontrava na selva.
Os trabalhos de busca foram realizados em parceria entre o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército Brasileiro (EB).
Quatro equipes dos Bombeiros e da Polícia Militar ainda se encontram no local, e segundo Almeida seriam comunicadas por via rádio de que o caseiro foi encontrado.
Fonte: A Crítica