- Anúncio -

Alagoas – O programa Salva Mais de Alagoas completou nesta semana um ano de atuação. O Salva Mais é fruto de uma parceria entre o Corpo de Bombeiros e o SAMU, e tem como principal objetivo atender as ocorrências de forma mais rápida possível, salvando vidas e otimizando os recursos físicos e humanos.

O programa já realizou 18.907 Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), sendo 12.241 primários, 3.489 APH secundários e 3.177 do Corpo de Bombeiros. Quando se trata de atendimentos feitos pelos aviões, foram 62 atendimentos, totalizando mais de 2 mil km percorridos.

Além disso, o Salva Mais é responsável por levar órgãos que serão transplantados em pacientes. No primeiro ano de criação, o programa atendeu dez pessoas, transportando quatro rins, um fígado, um coração e quatro córneas.

Com mais de 19 mil atendimentos Salva Mais completa um ano de atividade. Foto: Agencia Alagoas

O programa funciona integrando as centrais do SAMU e do Corpo de Bombeiros, organizando a logística, despacho e em quais situações é necessário o uso das aeronaves. Assim, evita-se duplicidade nas ocorrências, diminuindo o tempo resposta das equipes de resgate, evitando ruídos na comunicação.

Um dos resultados visíveis do programa é o aumento do número de vidas salvas, especialmente em comunidades mais vulneráveis e distantes. A agilidade entre a ocorrência e o atendimento médico é fundamental, principalmente no caso de acidentes graves, em que é necessária, por exemplo, atuação de mais de um tipo de atendimento.,

Outro ponto importante do Salva Mais é a otimização dos recursos. Com as equipes trabalhando juntas, houve economia do dinheiro público. Neste período, o Estado economizou R$ 522 mil reais com viagens e R$ 609 mil com a eliminação da duplicidade de atendimentos e desperdícios de recursos.

“Celebramos um ano do programa Salva Mais, que tem transformado o atendimento pré-hospitalar em Alagoas. Esse programa foi pensado para integrar o Corpo de Bombeiros Militar e o SAMU, e o impacto dessa parceria já é visível na vida das pessoas. Não se trata apenas de números ou estatísticas, mas de pessoas que agora têm mais segurança e acesso a um atendimento de qualidade”, afirma a coordenadora do Salva Mais, coronel Elaine Monteiro.

Expansão do Salva Mais para 2025

Para 2025, a perspectiva será a expansão para o interior do Estado, com a implantação da Central de Regulação Integrada em Arapiraca, levando atendimento qualificado a um número ainda maior de alagoanos. A frota será reforçada com guarnições mistas, compostas por bombeiros e profissionais do SAMU, e incluirá a aquisição de Viaturas de Intervenção Rápida (VIR), equipadas com militares do Corpo de Bombeiros, médico e enfermeiro do SAMU.

Além disso, será incorporada uma nova aeronave de asa fixa, ampliando a capacidade de transporte aeromédico e garantindo maior agilidade em casos críticos. No âmbito da capacitação, será implementado um calendário de treinamentos integrados para garantir que os profissionais estejam sempre preparados para oferecer um atendimento de excelência.

Também está prevista a captação de recursos para o Estado, com habilitação de todas as viaturas e das centrais de regulação, que promoverá a aquisição de equipamentos conjuntos de atendimento pré-hospitalar (APH) e o fortalecimento das equipes.

Com mais de 19 mil atendimentos Salva Mais completa um ano de atividade. Foto: Agencia Alagoas
Com mais de 19 mil atendimentos Salva Mais completa um ano de atividade. Foto: Agencia Alagoas.
- Anúncio -