- Anúncio -

Rio de Janeiro – O Curso Especializado em Transporte Aeromédico (CETAM) é realizado pela Superintendência de Operações Aéreas (SOAER) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, com o objetivo de capacitar novos Operadores de Suporte Médico (médicos e enfermeiros).

A segunda edição do curso tem a participação de 32 alunos do SAMU, SOAer e CBMERJ. O CETAM segue o programa de treinamento estabelecido pela Subparte O do RBAC 90 da ANAC e está sendo realizado na sede do SOAER na Lagoa, RJ. A capacitação passa por conteúdos teóricos e práticos, com foco na segurança das operações e do paciente.

A preparação dessa turma está focada na chegada da novo helicóptero monomotor, Airbus EC 130 T2 (H130), adquirido pela Secretaria de Saúde (SES), em 2023, por R$ 31 milhões. A previsão de entrega está programada para o final de outubro desse ano. Os pilotos do SOAER já realizaram o treinamento de adaptação no helicóptero na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).

O novo helicóptero dispõe de uma ampla gama de equipamentos médicos avançados como desfibrilador/cardioversor, ventilador pulmonar, bombas de infusão, sistema de oxigênio, maca, entre outros. A inclusão dessa aeronave na frota irá ampliar o serviço com o incremento do transporte aeromédico adulto.

Em pouco mais de três anos de atividade, o helicóptero bimotor AS355NP Esquilo, conhecido como “Verdinho da Saúde“, voou mais de 1.280 horas, percorrendo todo o estado do Rio de Janeiro, transportando mais de 330 bebês e 652 órgãos para transplantes. Especializados em transporte neonatal e pediátrico, transportaram 134 crianças e 185 órgãos em 2024.

- Anúncio -