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Chile – Se há uma coisa que caracteriza os helicópteros dos Carabineiros do Chile é a sua versatilidade. De resgates em montanhas e evacuações médicas a perseguições policiais e operações com as forças especiais do Chile, os helicópteros H135 dos Carabineiros fazem a diferença de forma consistente.

Agora, com a adição do H125 à frota, equipado com farol de busca A800 da Trakka Systems e guincho elétrico de resgate, aumenta a capacidade da Unidade para realizar uma ampla gama de missões. Desde 2014, os Carabineiros utilizam o farol Trakka A800 em suas operações, quando foi instalado em um helicóptero AW109E.

Carabineiros de Chile H135 e H125 - Versatilidade e disponibilidade.
Carabineiros de Chile H135 e H125 – Versatilidade e disponibilidade

Na pista da Base de Tobalaba estão os dois H135, também equipados com o farol Trakka, que estão em serviço desde 2000, enquanto à sombra do hangar, está o novíssimo H125, recebido em abril de 2024. De repente, um alarme soa e toda a tripulação corre do quartel para a pista. O tenente-coronel Carlos Molina os observa sem tirar os olhos do relógio: “Dois minutos e quarenta segundos – nada mal”, diz ele enquanto o helicóptero decola da base.

Isso não é um exercício, mas um alerta real para ir resgatar uma pessoa ferida nas montanhas, algo que acontece com frequência na base de Tobalaba. As equipes dos Carabineiros podem estar no ar em impressionantes três minutos, para ir a qualquer operação ou resgate, onde quer que sejam necessários.

Génesis Vera, tenente e piloto do H135, explica por que escolheram este helicóptero para esta missão em particular: “Usamos o H135 para realizar missões de resgate em montanhas, transferências e evacuações aeromédicas e para o transporte de órgãos. Também o empregamos para operações policiais e para apoiar o pessoal de terra na perseguição e detenção de veículos. Seus baixos níveis de ruído e tamanho compacto nos permitem realizar transferências hospitalares e pousar em qualquer lugar.”

Carabineros de Chile facilitando uma operação HEMS.
Carabineiros de Chile facilitando uma operação HEMS.

“O H135 já faz parte do know-how da nossa província”, explica Carlos Molina, que também é piloto de H135 e H125. “Além de ser uma ferramenta, o H135 tem sido um instrumento crucial que nos permitiu salvar inúmeras vidas e chegar prontamente onde quer que sejamos necessários.”

Após o sucesso da intervenção de emergência com o H135 esta manhã, a equipe agora tem que treinar com alguns parceiros muito especiais: o GOPE (Grupo de Operações Policiais Especiais) do Chile. “Costumamos trabalhar com o GOPE em operações de alta montanha, perseguições, inserção ou extração em áreas hostis, buscas de narcóticos, qualquer operação que exija intervenção rápida para ajudar a comunidade”, diz o tenente-coronel.

Os Carabineiros usam fast roping nesses casos para que o GOPE possa descer rapidamente da aeronave enquanto seus colegas fornecem cobertura do ar. O novo H125 foi adicionado a esta operação de treinamento, a partir da qual os comandos armados podem proteger a área onde o procedimento policial está sendo realizado.

“Estamos todos muito felizes por ter esta nova máquina disponível para a comunidade. Estamos bem cientes das capacidades do H125 e sabemos que ele nos permitirá melhorar nossos tempos de resposta, aumentar nossa capacidade operacional em voos de alta altitude e para fins de treinamento”, explica o Tenente-Coronel Carlos Molina. “Realizamos procedimentos na Cordilheira a mais de 15.000 pés, e o H125 será muito útil nesse sentido.”

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