Paraná – Próximo de comemorar 8 anos de operações aeromédicas, a Base do SAMU 192 de Maringá, alcançou a marca de 5 mil ocorrências nas regiões Norte e Noroeste do Paraná. O serviço é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde que mantém contrato com a Helisul Aviação, para fornecimento de aeronaves, hangaragem, equipamentos e pilotos.
O helicóptero Saúde 10 opera do nascer até pôr do sol, em um raio de até 250 quilômetros, e é tripulada por um comandante, um médico e um enfermeiro do SAMU. A atuação do helicóptero otimiza o tempo de resposta aos pacientes graves. Além disso, o serviço realiza transfusões de sangue no local da ocorrência e visa dar maior sobrevida aos pacientes graves, principalmente em casos de hemorragia.
O serviço aeromédico atende tanto casos clínicos como traumas, onde a definição para o atendimento é dado pela Central de Regulação Integrada (SAMU e CBM). Aspectos como distância do hospital de referência e a gravidade do paciente são consideradas para acionar o Saúde 10.
“São histórias lindas de sucesso para contar, muitas vidas salvas. Com muita dedicação dos nossos profissionais, milhares de pacientes graves voltaram para suas atividades. O investimento do estado do Paraná nessa tecnologia em benefício da vida permitiu que muitas famílias deixassem de chorar pela perda de seus entes queridos. Somos incansáveis quando o objetivo é salvar vidas”, comentou o médico Maurício Lemos, coordenador do serviço aeromédico de Maringá.