- Anúncio -

Espanha – Um helicóptero aeromédico AW109S Grand New, matrícula EC-NRI, operado pela Avincis Aviation España SA e a serviço do 061 (Emergências em Saúde), incendiou-se na tarde do dia 10 de agosto de 2024, enquanto se preparava para a decolagem de um estádio de futebol no município de Cabra, província de Córdoba, comunidade autonoma da Andaluzia, Espanha.

O acidente deixou quatro pessoas levemente feridas e uma gravemente. Um médico, uma enfermeira, um técnico de helicóptero e um policial local de Cabra tiveram ferimentos leves e o paciente que estava a bordo teve ferimentos graves. Ele foi levado inicialmente ao hospital Reina Sofía, em Córdoba, e depois para a Virgen del Rocío, em Sevilha, com queimaduras de segundo grau.

Incêndio em helicóptero aeromédico fere cinco pessoas em Cabra, Espanha
Incêndio em helicóptero aeromédico fere cinco pessoas em Cabra, Espanha.

O Departamento de Saúde do Governo da Andaluzia emitiu um comunicado à Europa Press que uma primeira explicação para o ocorrido poderia ser “um vazamento inadequado de oxigênio dentro da cabine“. Esta é uma conclusão provisória após várias reuniões técnicas entre a administração do Serviço de Emergência 061 e a empresa que presta o serviço de transporte aeromédico na Andaluzia.

A Comissão de Investigação de Acidentes e Incidentes da Aviação Civil do Ministério de Obras Públicas que, como órgão independente, determinará os fatores contribuintes do acidente. Além disso, uma investigação também foi aberta pelo 061 para avaliar o atendimento.

Foi informado também que os equipamentos eletromédicos (desfibriladores) e sistemas de oxigênio dos outros quatro helicópteros que prestam serviço na Andaluzia estão funcionando adequadamente e estão operacionais para atender toda a comunidade, enquanto o de Córdoba será substituído por outra aeronave nas próximas horas.

Os cinco helicópteros 061 de Andaluzia foram acionados em 2023 para atender 2.053 ocorrências. O Departamento de Saúde reconheceu “o trabalho e a coragem dos profissionais envolvidos no incidente”, ao mesmo tempo que destacou que “graças à sua pronta resposta e priorização do bem-estar do paciente, este incidente não teve maiores consequências. ”

- Anúncio -