Goiás – No dia 1º de abril de 2024, o helicóptero AW119 (Koala), matrícula PR-CBG, do Centro de Operações Aéreas (COA) do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO) completou 3.000 horas de voo.
Tripulado por bombeiros militares, o “Bombeiro 01”, como é chamado o AW119, atende todo território goiano e atua em diversos tipos de ocorrências, como resgates aeromédicos, missões de defesa civil, salvamentos e combate a incêndios florestais.
A marca de três mil horas de voo corresponde a mais de duas mil ocorrências atendidas desde 2011, quando o helicóptero iniciou operação no estado. “Tal feito só foi atingido graças ao empenho de profissionais da mais alta qualificação, destacando-se: médicos, enfermeiros, operadores aerotáticos, mecânicos, abastecedores, apoio solo e pilotos”, relatou a unidade aérea pública em sua rede social.
Além do Governo do Estado de Goiás, mantenedor dos recursos, o serviço recebe o apoio e contribuição do SAMU, SIATE, Polícia Civil, Polícia Militar, SAEG, Ministério Público e a Justiça de Goiás. Comandado pelo Tenente Coronel BM Eduardo Cardoso, o lema do Centro de Operações Aéreas (COA) é “o socorro virá do céu.”