Pará – Na segunda-feira (12), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) realizou o transporte de um rim de Belém para o município de Redenção, onde um paciente aguardava para o transplante do órgão.
Esse foi o primeiro transporte de órgão realizado pelo GRAESP em 2024. Todo transporte durou cerca de duas horas. O órgão foi recebido pela equipe de saúde que aguardava em Redenção, para que o procedimento fosse realizado em tempo hábil.
Para o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), Ualame Machado, dentre várias ações realizadas pelo grupamento, essa tem se tornado comum, em razão das dimensões que o Pará possui, e também da necessidade de um tempo limite para a ação.
“Nossas equipes do GRAESP já têm expertise nessas ações, garantindo o deslocamento com eficiência, com as melhores condições e tempo apropriado para a conservação do órgão humano para que os procedimentos de saúde sejam realizados no tempo necessário. Além de todas as ações realizadas diariamente pelo grupamento, nossos agentes estão aptos para atender a população em casos de saúde pública e garantir a vida”, afirmou Ualame.
O coronel Armando Gonçalves, diretor do GRAESP, ressalta que essa é uma das mais satisfatórias missões realizadas pela equipe em prol da vida e saúde de quem precisa. “É com grande empenho e satisfação que desenvolvemos também atividades como essa, em prol de salvar vidas e auxiliar no encurtamento de distâncias para que as ações de saúde cheguem em todos os cantos do nosso Estado”, afirmou o diretor do GRAESP.