Santa Catarina – O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do Batalhão de Operações Aéreas (BOA), em parceria com o SAMU Aeromédico de SC, realizaram na sexta-feira (02), o transporte de uma mulher com anemia severa. A paciente estava no hospital de Alfredo Wagner e, despois de estabilizada, foi embarcada no helicóptero Arcanjo 01, que a conduziu ao Hospital Regional de São José.
O pedido do transporte aeromédico foi considerado como uma “ocorrência primária”, pois, apesar da paciente estar em ambiente hospitalar com suporte médico, a gravidade da doença fez com que houvesse a urgência no transporte. Desde a criação do projeto sangue total, em meados de 2022, essa é a 36º pessoa que necessitou desse atendimento específico.
Programa “Sangue Total”
A parceria entre o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o SAMU Aeromédico de Santa Catarina e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (HEMOSC) viabiliza esse programa, o qual tem como principal objetivo aumentar as chances de sobrevida de pacientes graves nos atendimentos.
O serviço aéreo lida com muitos pacientes em situação de sangramento, perda sanguínea grave e de grandes volumes. Sabe-se, através dos protocolos mundiais de atendimento pré-hospitalar, que a reposição de volume é fundamental para pacientes que perderam uma grande quantidade de sangue.
Para garantir o funcionamento adequado do serviço, o HEMOSC fornece 2 bolsas de “sangue total”: uma do tipo O+ e outra do tipo O-, de acordo com a disponibilidade em estoque. Essas bolsas são armazenadas na sede do BOA e, durante o atendimento, transportadas em uma caixa térmica especial, a qual assegura a conservação adequada do sangue.