Acre – O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), Corpo de Bombeiros Militar (CBMAC) e Procuradoria-Geral do Estado (PGE), em parceria com o Ministério Público do Trabalho da 14ª Região (MPT), anunciou a aquisição de uma nova aeronave que irá atender as demandas ambientais e aeromédicas nos 22 municípios acreanos.
A aquisição do avião, modelo Cessna Grand Caravan EX, será feita por meio de acordo de cooperação técnica entre o MPT, Sesacre e CBMAC. Na quarta-feira (27), o governador Gladson Cameli assinou o termo de formalização do pagamento da primeira parcela, paga com recursos do MPT.
O avião, que já está em produção, vai custar quase U$ 5,8 milhões, o que representa, na cotação de R$ 4,84, pouco mais de R$ 28 milhões. O prazo de fabricação é de 18 meses e possuirá kit aeromédico. Equipamentos como bomba de infusão, monitor, desfibrilador, macas de transporte, incubadoras e ventiladores pulmonares vão garantir o atendimento da unidade de terapia intensiva aérea.
“Já temos uma pareceria importante com o CIOPAER, que realiza resgates aéreos com equipes do SAMU. O Ministério da Saúde reconhece esse veículo como ambulância aérea e financia o custeio para essa finalidade, então a aeronave de asa fixa vai entrar com um suporte, fortalecendo nossa linha de cuidado na urgência e emergência”, observou o Secretário de Saúde, Pedro Pascoal.
O MPT já realizou o pagamento de 35% do veículo e vai pagar mais 40% na entrega. A Sesacre arcará com o pagamento dos 25% restantes, com recursos do Ministério da Saúde, destinados à aquisição de ambulâncias.