Minas Gerais – Um jato Citation VII do Gabinete Militar do Governador (GMG) decolou, na manhã de quarta-feira (6/9), para mais uma missão de esperança. Três órgãos foram captados pela equipe do MG Transplantes na cidade mineira de Passos.
No início da manhã, o jato saiu de Belo Horizonte com destino a Passos, na região sul do estado, com uma equipe de médicos e enfermeiros, onde foram captados um coração, um pâncreas e um fígado.
A aeronave fez o primeiro pouso na capital e o coração foi levado pelo helicóptero Pégasus 22 do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (COMAVE) para um hospital da capital para ser transplantado. O jato Citation VII retornou para o município de Passos para coletar um fígado e um pâncreas e, após chegar em Belo Horizonte, os órgãos foram transportados até o hospital.
O médico cirurgião Luiz Otávio ressaltou a importância de se ter uma aeronave de fácil acesso para garantir o sucesso da operação. “Com relação ao coração, nós temos quatro horas entre iniciarmos a retirada do órgão e ele estar batendo no paciente que vai recebê-lo. Por isso, é tão importante o tipo de aeronave e a medição dos tempos de deslocamento do hospital para o aeroporto. É uma verdadeira corrida contra o relógio”.
A enfermeira e especialista em transplantes e captação de órgãos, Márcia Cecília Oliveira Santos, explica que doar um órgão é muito mais do que um simples gesto, é uma ação de solidariedade. “A fila de transplante é imensa, diariamente tem pessoas que clamam por vida e é muito bonito ver as pessoas que transformam esse momento de dor em amor. É isso que nós esperamos, que as pessoas se solidarizem e se informem sobre o transplante”.
Setembro Verde
A campanha Setembro Verde foi lançada no dia 1º de setembro pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), também responsável pela iniciativa do MG Transplantes, com o objetivo de conscientizar a população sobre a doação de órgãos, explicando como é que todo o processo acontece.
Doações ao longo do ano
Até o dia 29/8, o COMAVE realizou 200 horas de voo em missões de Transporte de Órgãos Vitais, totalizando 171 órgãos captados (33 corações, 68 rins, 53 fígados e 17 córneas).
A serviço dos mineiros
O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão. Algumas das aeronaves utilizadas para transporte aéreo eram de uso exclusivo para os chefes do Executivo. Hoje, elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os mineiros e mineiras.