Alagoas – Um grupo de médicos e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) participam do Curso de Operador de Suporte Médico, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL).
Com carga horária de 60 horas, o treinamento é voltado para profissionais que atuam em operações resgate e transporte aeromédico, no atendimento às vítimas de acidente de trânsito, traumas e casos clínicos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
Segundo o coordenador da Central Maceió do SAMU, médico Jhonat Silva, a redução do tempo resposta no atendimento pré-hospitalar de urgência é fundamental. “Com isso, o socorro feito por meio do Serviço Aeromédico cumpre essa missão de forma brilhante e faz toda a diferença para que a vítima ou o paciente possam ter a vida salva”, destacou.
Durante o Curso de Operador de Suporte Médico, os profissionais terão aulas teóricas e práticas sobre medicina aeroespacial, relações interpessoais, legislação aeronáutica, navegação, meteorologia, fisiologia do voo e sobrevivência no mar e na mata.
De acordo com o coronel do CBM, André Madeiro, os profissionais receberão todas as instruções necessárias para atuar de forma ainda mais eficiente e eficaz e, desse modo, salvar mais vidas. “Com profissionais altamente capacitados e, através do atendimento pré-hospitalar móvel, utilizando as nossas aeronaves, iremos potencializar a qualidade da assistência prestada à população”, salientou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou que o Curso de Operador de Suporte Médico é primordial para qualificar, ainda mais, a equipe do Samu. “Socorros em locais de difícil acesso ou em casos em que o usuário encontra-se em estado crítico requerem a atuação do Serviço Aeromédico. Mas além de contarmos com a agilidade de nossa aeronave, é necessário que nossos socorristas estejam devidamente preparados para atuar de forma ágil e eficiente e, por isso, esta capacitação é fundamental”, pontuou o gestor da saúde estadual.