Chile – A Marinha do Chile recebeu o quinto helicóptero Airbus H125, que será operado pela Direção Geral do Território Marítimo e da Marinha Mercante (DIRECTEMAR). Iniciada em 2019, com essa entrega, foi concluída a renovação da frota de aeronaves que realiza busca e salvamento (SAR), inspeções e apoios logísticos.
O “Projeto Gaivota” substituiu os antigos modelos Bell 206 Jet Ranger III; com cinco novas máquinas e a construção de seu respectivo hangar na Base Aérea Naval de Concón, a partir de 2024. Estas novas unidades estão a cargo do Esquadrão de Helicópteros de Uso Geral da Aviação Naval e desempenharão as múltiplas tarefas exercidas pela Autoridade Marítima.
Entre as principais contribuições dos novos helicópteros estão a proteção da vida humana no mar, o resgate de pessoas, principalmente na temporada de verão, em território nacional, evacuações aeromédicas, além de cumprir funções policiais, controle de tráfego marítimo e treinamento básico de pilotos.
“Desde 2021 foram realizadas 25 operações de resgate e 02 evacuações aeromédicas, o que significou que 40 vidas foram salvas de situações de risco e várias delas com risco de vida”, apontou o vice-almirante Fernando Cabrera, diretor-geral da DIRECTEMAR.