Paraná – De janeiro a julho de 2023, o serviço aeromédico do SAMU já atendeu 156 pessoas no Noroeste do Paraná. As equipes de saúde são acionadas de 3 a 8 vezes por dia. Os atendimentos mais comuns são de vítimas de infartos, traumas, acidentes vascular cerebral, transporte de órgãos e transporte neonatal.
Uma novidade, foi a implantação do sistema de transfusão de sangue em outubro de 2022. As equipes de saúde da Base de Maringá já realizaram 15 procedimentos em vítimas graves nas cenas dos acidentes. Além de Maringá, os serviços do SAMU de Florianópolis (SC) e de Bragança Paulista (SP) também estão aptas a transfundir sangue na cena.
Atendimento aeromédico
Mais um caso aconteceu na tarde de sábado (22), quando um motociclista ficou em estado grave após um acidente na rodovia estadual PR-458, próximo a cidade de Flórida, 60km de Maringá, no Norte do Paraná.
Segundo informações da Polícia Militar, o condutor da moto, um jovem 25 anos, caiu de sua motocicleta ao perder o controle em uma curva. A vítima ficou inconsciente e devido a gravidade, distância e a necessidade de intervenções da equipe médica, o helicóptero do SAMU foi acionado.
A equipe de saúde da cidade de Flórida juntamente com o suporte básico do SAMU iniciaram o primeiro atendimento até a chegada da aeronave. Devido a gravidade houve necessidade de intubação orotraqueal em decorrência do traumatismo cranioencefálico. A vítima foi conduzida de helicóptero ao hospital Santa Casa de Maringá.