Santa Catarina – O Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o SAMU Aeromédico, em 13 anos de atividades, foram acionados para 14.027 mil ocorrências e socorreram 11.653 pessoas.
Só nos primeiros 06 meses de 2023 o avião transportou 494 pessoas, cumpriu 321 missões e voou 653 horas. Os helicópteros resgataram 570 pessoas, atenderam 646 missões e voaram 395 horas.
Além de realizar atividades de resgate e transporte aeromédico com suas aeronaves denominadas “Arcanjos”, a Unidade Aérea Pública realiza combate a incêndios, busca e salvamento, prevenção e proteção ao meio ambiente e missões de defesa civil.
Origem do nome “Arcanjo”
Em novembro e dezembro de 2008, no Vale do Itajaí, em virtude das fortes chuvas que assolaram a região, foi realizada a “Operação Arca de Noé”. Foi uma das maiores operações de socorro aéreo realizadas no país.
Cerca de 30 helicópteros participaram das ações humanitárias. O CBMSC não possuía o serviço de operações aéreas. Como o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais participou das operações com seu helicóptero “Arcanjo”, como reconhecimento, foi adotado o mesmo nome para as aeronaves do BOA do CBMSC.