São Paulo – O Comando de Aviação da Polícia Militar de São Paulo (CAvPM) recebeu nesta segunda-feira (10), seu primeiro helicóptero bimotor configurado para operações aeromédicas. O governador Tarcísio de Freitas realizou a entrega oficial na sede da Unidade Aérea Pública, no Aeroporto Campo de Marte, Zona Norte de São Paulo.
O Águia 33, um Airbus H135, recebeu a matrícula PR-UBI, em homenagem ao primeiro Comandante do CAvPM, Coronel PM Ubirajara Guimarães, que esteve presente na solenidade. Em 39 anos de história, os resgates aeromédicos foram realizados com os monomotores AS350 (Esquilo). Com o H135, as missões passam a contar com um aeronave que permite o transporte do paciente e da equipe de saúde com mais segurança e conforto.
“É a primeira aeronave bimotora do estado e totalmente equipada para realizar operações aeromédicas. O comando de aviação cresceu, é robusto e vem fazendo a diferença para salvar vidas”, afirmou Tarcísio, que ainda lembrou o sucesso das operações aéreas para resgate de vítimas das chuvas em São Sebastião, em fevereiro.
O helicóptero H135 possui capacidade para transportar até sete pessoas, vem equipada com guincho elétrico e pode, eventualmente, transportar uma segunda maca. Equipado com radar meteorológico, radar altímetro e sistema de anticolisão com outras aeronaves, o novo helicóptero também é preparado para utilização de óculos de visão noturna e visão sintética do terreno.
Com a aquisição, a Polícia Militar passa a contar com 32 aeronaves, sendo 29 helicópteros e três aviões. Toda a frota aérea é utilizada no policiamento urbano, rodoviário, de choque, de trânsito, em salvamentos aquáticos e terrestres, combate a incêndios, transporte de autoridades, operações aeromédicas e transporte de órgãos. Desde sua criação em agosto de 1984, o CAvPM realizou 12.577 resgates aeromédicos, 1.621 remoções aeromédicas e 852 transportes de órgãos.