Rio Grande do Sul – No dia 26 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul iniciou o 1º Curso de Operador de Suporte Médico Tático (COSMT) para qualificar 6 bombeiros militares e 3 enfermeiros do SAMU. Os bombeiros também possuem graduação em enfermagem e pós-graduação em enfermagem aeroespacial.
A capacitação será concluída na sexta-feira (30), totalizando a carga horária de 60 horas/aula. As matérias abordadas incluem fisiologia do voo; teoria do voo; conhecimento da aeronave; noções de transporte neonatal, pediátrico e adulto; meteorologia; segurança de voo; rapel; fraseologia de voo; salvamento aquático e embarque e desembarque em aeronave a baixa altura.
Os alunos realizaram visita técnica na UNIAIR Táxi Aéreo, especializada em operações de transporte aeromédico, e participaram de instrução com o médico João Carlos sobre fisiologia de voo. Para os treinamentos práticos está sendo utilizado um dos novos helicópteros AW119 (Koala) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), similar ao adquirido pelo Corpo de Bombeiros.
Os exercícios de rapel, embarque e desembarque da aeronave aconteceram na área do heliponto da base aérea da PRF, em Porto Alegre. O curso foi elaborado conforme a subparte O, do RBAC 90 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Com essa capacitação, os profissionais estarão aptos para atuarem como enfermeiros de voo (operadores de suporte médico) e operadores aerotáticos, oferecendo suporte avançado de vida em operações de resgate, transporte e remoções aeromédicas.