China – As aeronaves desenvolvidas pela China continuam fazendo novos progressos para atender missões de resgate e ajudar a fortalecer a capacidade do país em atender todos os tipos de emergências. A China desenvolveu uma série de aeronaves com capacidade de resgate aéreo, busca e salvamento, incluindo aviões anfíbios, helicópteros e drones da família Wing Loong, entre outros.
De acordo com a Aviation Industry Corporation of China (AVIC), principal fabricante de aviões do país, o destaque atual é para a aeronave anfíbia de grande porte AG600, que iniciou a fase de testes de aeronavegabilidade. Os primeiros aviões chegaram ao centro de testes de voo no distrito de Yanliang, cidade de Xi’an, da Província de Shaanxi, noroeste da China.
Denominada Kunlong, ou “dragão de água” em chinês, as aeronaves da família AG600 são desenvolvidas para missões de combate a incêndios florestais, busca e salvamento marítimo. O AG600M é especificamente projetado para combater incêndios florestais.
Este ano é crucial para o desenvolvimento das aeronaves AG600. Com o objetivo de progredir na obtenção da certificação de aeronavegabilidade, a aeronave será submetida a uma série de testes em 2023.
Espera-se que o modelo de combate a incêndios e o modelo de busca e salvamento obtenham a certificação em 2024 e 2025, respectivamente, informou o fabricante de aviões chinês. O 14º Plano Quinquenal da China (2021-2025) propôs a melhoria do sistema nacional de gestão de emergência por meio de fortalecer e melhorar as opções e capacidades aéreas.
O Z15, também conhecido como AC352, obteve a certificação da Administração de Aviação Civil da China em julho de 2022. O helicóptero Z15 (AC352) foi desenvolvido sob um programa de cooperação entre a AVIC e a Airbus Helicopters, e para o motor WZ16, o desenvolvimento aconteceu com a participação da Safran Helicopter Engines e Aero Engine Corporation of China (AECC).
O helicóptero Z15 integra várias tecnologias, como piloto automático de 4 eixos, aviônicos integrados, e pode ser usado em uma ampla gama de funções, como operações offshore, busca e salvamento marítimo, aviação geral, resgate e transporte aeromédico e segurança pública.
De acordo com a AVIC, no futuro, espera-se que mais dispositivos dentro desta série sejam projetadas para tarefas como combate a incêndios, busca e salvamento e resgate aeromédico.