Paraná – Operando desde janeiro de 2014, o serviço aeromédico do CONSAMU/SESA PR, Base Cascavel, realizou na tarde de sexta-feira (6) a missão histórica de número 4.000. A aeronave decolou de Cascavel com destino a Cafelândia, para transportar uma criança de apenas dois anos, do sexo masculino, com sintomas de pneumonia.
A equipe aeromédica, composta pelo comandante Lunelli, médico Juan, enfermeira Tatiane e mecânico Robert, levaram o pequeno paciente para o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel.
A Base Cascavel foi pioneira neste modelo de operação e o projeto foi multiplicado pelo Estado. Atualmente, há bases operacionais aeromédicas com helicópteros em Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Curitiba.
O serviço não para
Na tarde sábado (07), o aeromédico transportou uma idosa de 84 anos que havia sofrido AVC. A paciente estava internada em um pronto atendimento na cidade de Catanduvas e precisou ser encaminhada para Cascavel. Após o pouso do helicóptero, uma ambulância do SAMU finalizou o transporte da paciente até o HUOP, onde foi internada e medicada.