Ceará – Equipe da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPER), Base de Crateús, realizou transporte de paciente de 21 anos, que teria se envolvido em acidente com motocicleta. Esse atendimento ocorreu na última sexta-feira (03), sendo realizado remoção na cidade de Novo Oriente e deslocado para Sobral, onde recebeu atendimento especializado em trauma.
A equipe foi acionada pela Regulação Médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recebendo informações de paciente grave e com necessidade de remoção, visto que estava inconsciente e em uso de oxigênio em elevado nível. Após os pilotos confirmarem condições de voo, a equipe aeromédica configurou a aeronave (Fênix 11) para a missão.
Decolaram de Crateús para Novo Oriente, pousando em um Estádio de Futebol, onde uma ambulância básica do SAMU aguardava para conduzir a equipe ao hospital onde se encontrava o paciente.
Na abordagem ao paciente, foi necessário realizar procedimentos de preparo para o voo, com intubação orotraqueal, suporte de ventilação mecânica, sondagem orogástrica, administração de medicação sedativa e reforço na imobilização da cabeça.
Com o paciente respondendo melhor fisiologicamente, foi possível removê-lo do hospital de origem sem intercorrências. A equipe pousou na base da CIOPAER de Sobral, onde se encontrava uma ambulância do SAMU, que deu continuidade ao transporte do paciente até a Santa Casa de Misericórdia de Sobral.
O trecho de 261 quilômetros de um município ao outro teve duração aproximada de uma hora de voo. A equipe contou com uma médica, uma enfermeira, um tripulante e um piloto.