Paraíba – Na quinta-feira (3), o SAMU Regional de João Pessoa homenageou o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) pelos esforços em prol da regulamentação do trabalho da Enfermagem Aeroespacial.
Através das Resoluções Nº 656/20 e 660/2021, a autarquia normatizou e expandiu a atuação do enfermeiro na assistência direta e no gerenciamento do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel e Inter-hospitalar em aeronave. Desde 2020, o Cofen vem realizando extenso trabalho para assegurar os direitos dos profissionais de enfermagem no ambiente aeroespacial e garantir uma assistência cada vez mais segura e capacitada.
O reconhecimento foi concedido à presidente do Cofen, Betânia Santos, durante cerimônia de abertura do treinamento aeromédico na capital paraibana. O curso é fruto de parceria entre o SAMU-JP e o Grupamento Tático Aéreo (GTA). O serviço de resgate aeromédico do SAMU-JP beneficia a população dos 64 municípios que compõem a 1° Macrorregião.
O treinamento tem uma carga horária de 20 horas. Ao todo, 32 profissionais (entre médicos e enfermeiros) serão capacitados, divididos em duas turmas. O conteúdo do curso inclui atendimento pré-hospitalar, noções básicas em altura, embarque e desembarque, fisiologia de voo e noções em salvamento aquático.
“A utilização de aeronaves como resposta pré-hospitalar ou para o transporte de pacientes críticos é uma realidade em crescimento constante em nosso país. Seguiremos atuando para defender os interesses da nossa categoria e assegurar a atuação de enfermeiras e enfermeiros neste campo. Agradeço a homenagem e fico feliz com o fortalecimento da parceria entre o Cofen e o SAMU, que só tem a beneficiar nossos profissionais”, declarou Betânia Santos.