São Paulo – No domingo (06), equipe aeromédica da Base de Aviação de São José dos Campos foi acionada pela Marinha do Brasil para resgatar vítima do sexo masculino que havia sofrido queda de altura de 8 metros, em navio de bandeira de Hong Kong.
O tripulante caiu do passadiço (convés) para o porão da embarcação e sofreu fraturas de perna, braço e traumatismo craniano. O navio estava a 41 km (27 nm) da costa. Equipados com colete salva-vidas e HEED (Helicopter Emergency Egress Device), a equipe do Águia 10 identificou o navio, conforme coordenadas e designativo recebidos pela Marinha, e pousaram em seu heliponto.
Segundo relato da equipe da aeronave, a tripulação do navio não falava inglês, o que dificultou a comunicação. A vítima foi atendida pela equipe médica do helicóptero da PM e depois de estabilizada foi transportada para Santos, de onde foi levada de ambulância para o Hospital Beneficência Portuguesa.
Esse foi o primeiro resgate realizado pelo Comando de Aviação da Polícia Militar e pelo GRAU (Grupo de Resgate) em embarcação em alto mar, com pouso, atendimento médico e transporte da vítima.