Amazonas – Na segunda-feira (20), o Departamento Integrado de Operações Aéreas (DIOA) fez um resgate aeromédico no município de Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus. Um homem de 32 anos passou duas noites em área de mata primária de difícil acesso. Para conseguir embarcar a vítima no helicóptero Águia 02, o Corpo de Bombeiros precisou abrir uma clareira na mata.
Segundo informações, o homem estaria em busca de um terreno para comprar no município, quando iniciou uma trilha na região com um grupo de pessoas. Ele ficou desidratado e não conseguiu se locomover. Os integrantes do grupo retornaram para pedir socorro. A região de mata fechada dificultou o resgate das equipes de Bombeiros, razão pela qual foi acionado o apoio aéreo.
O comandante da operação, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Helliton Silva, ressaltou que o trabalho realizado contou com dois pilotos e dois operadores aerotáticos. Um dos integrantes desceu de rapel para fazer o resgate da vítima.
“Tendo em vista a altura elevada do local, não era possível realizarmos alguma técnica com segurança. Fomos até a comunidade São Miguel e trabalhamos de forma integrada com o Corpo de Bombeiros, que se deslocou até a área de mata para abrir uma clareira. Tivemos que utilizar a técnica de infiltração. O operador desceu de rapel, colocou a vítima na maca e embarcamos com segurança”, finalizou o comandante.
O homem foi transportado no helicóptero Águia 02 para atendimento médico em Manaus. Após o desembarque, por volta das 18h, foi atendido pelo Corpo de Bombeiros e, em seguida, levado a um hospital particular para receber atendimento médico.