São Paulo – Em abril, médicos e enfermeiros do Pronto-Socorro, bombeiros civis, vigilantes brigadistas da segurança patrimonial e técnicos de segurança do trabalho do Hospital Regional de São José dos Campos (HRSJC) participaram de treinamento sobre a dinâmica de recebimento de vítimas aerotransportadas até a definitiva entrega aos cuidados da equipe médica do hospital.
O exercício foi ministrado por tripulantes do Águia da Base de Aviação de São José dos Campos e pelo Grupo de Resgate (GRAU) da Secretaria de Saúde do Estado. O treinamento começou no auditório, com apresentação geral sobre o GRAU e, em seguida, foi finalizado no heliponto, com pouso do helicóptero Águia 23 e simulação de cuidados com manejo de paciente em situação de emergência.
Segundo o Comando de Aviação da PM, a possibilidade de contar com mais um hospital para atendimento das emergências é um avanço significativo para a região de São José. Ainda não há previsão para início das atividades de resgate aeromédico no hospital, com o uso do novo heliponto.