Distrito Federal – Na Segunda-feira (09), equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU foram acionadas para socorrer vítima de choque elétrico, seguido de parada cardiorrespiratória (PCR). Um homem de 35 anos realizava um serviço de pintura acima da laje da residência e o rolo de pintura tocou a rede elétrica pública, produzindo uma descarga.
A vítima sofreu queimaduras nos membros superiores e tórax, além da PCR. Com o barulho, seu ajudante subiu ao telhado, acionou o Corpo de Bombeiros e tentou reanimá-lo. No local, os bombeiros retiraram o homem do telhado e prosseguiram com as manobras de reanimação na laje. Simultaneamente, diversos outros recursos foram enviados, oferecendo suporte avançado de vida.
Após cerca de sessenta minutos de procedimentos e revezamentos entre as equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU, a parada cardíaca foi revertida, o paciente foi estabilizado, posto em uma prancha de imobilização e resgatado do telhado.
Em seguida o homem foi embarcado no helicóptero Resgate 03 do Grupamento de Aviação Operacional (GAvOp) e transportado para o Hospital do Paranoá em estado grave.
Publicação na rede social do GAvOP ressaltou a importância da integração dos recursos humanos e materiais entre o CBMDF e o SAMU. Segundo a nota, essa integração “permitiu iniciar rapidamente as manobras, pousar o helicóptero em um local difícil, transportar a equipe de saúde até a cena e perseverar nos procedimentos até que o paciente pudesse ser resgatado”.