Paraná – No mês de novembro de 2020, o serviço de operações aéreas da Unidade Aérea Pública da Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Paraná / SAMU 192, Base Maringá, completou 4 anos de operações em beneficio da população e salvando vidas.
Foram mais de 2.000 ocorrências atendidas na região norte e noroeste do Paraná. Dentre os diversos atendimentos, mais de 600 pessoas foram resgatadas em acidentes de trânsito nas rodovias.
Além desses atendimentos, pacientes vítimas de trauma, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, transportes de órgãos e transporte neonatal são ocorrências comuns no serviço. A aeronave opera do nascer ao pôr do sol, em um raio de 250 km, e é tripulada por um comandante, um médico e enfermeiro(a). O helicóptero já voou 2.100 horas, otimizando tempo-resposta aos pacientes graves.
Em nenhum dos atendimentos realizados, houve morte do paciente a bordo da aeronave. “E nem vamos ter, porque levamos muito a sério o atendimento e trabalhamos baseado em protocolos rígidos”, disse o operador de suporte médico Márcio Ronaldo.
Para a enfermeira Mileni Camargo, operar em um serviço como esse é um grande desafio e, também, motivo de orgulho. “Temos muito orgulho do serviço, a consolidação dele se deve ao bom atendimento, à diminuição da mortalidade, ao atendimento rápido aos pacientes graves. O nosso foco é manter a qualidade do serviço, com treinamento contínuo da equipe para que consigamos manter o padrão que, nestes 4 anos, a gente conseguiu”, comentou Mileni.