Bahia – Nos últimos dias, três atendimentos exigiram perícia e prontidão das equipes de resgate do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia. Na tarde de segunda-feira (5), uma criança de 4 anos com traumatismo craneano grave precisou ser transportada pelo GRAER. A vítima estava no Hospital Geral de Itaparica e foi encaminhada para o Hospital do Subúrbio, em Salvador.
O helicóptero Guardião 02 decolou para a Ilha de Itaparica, após acionamento da unidade de saúde do município. A criança sofreu queda de uma pilastra na casa em que reside.
Com apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a vítima que estava inconsciente foi estabilizada e colocada na aeronave. Em 15 minutos a equipe do GRAER cruzou a Baía de Todos os Santos e entregou o paciente para equipes do Hospital do Subúrbio.
Resgate de tripulantes de lancha a deriva
Na tarde deste sábado (3), uma lancha ficou à deriva na Baía de Todos os Santos, em Salvador. Após localizar a embarcação, a equipe do GRAER informou a Capitania dos Portos. Um dos ocupantes do barco informou que houve um princípio de incêndio e que eles temiam naufragar, devido a força das ondas.
“Assim que o helicóptero chegou no local, foi feito contato com os ocupantes da lancha, para tranquilizá-los. Permanecemos até a chegada da Capitania dos Portos e acompanhamos o reboque até a Marina da Penha”, contou o comandante do GRAER, tenente coronel Renato Lima.
Acidente de trânsito
Na manhã de quarta-feira (30), a equipe do Guardião 02 também realizou o transporte de uma vítima de acidente automobilístico, com múltiplas vítimas presas em ferragens, após capotamento de dois veículos na BA-099, em frente à entrada de Praia do Forte.
Através de triagem feita pelo médico do GRAER, a vítima mais grave foi estabilizado e embarcado no helicóptero e levada ao Hospital do Subúrbio, onde foi atendida na emergência.