Rondônia – Nos últimos dias, o avião Resgate 03, modelo Grand Caravan, do Comando Operacional Aéreo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia vem salvando vidas e transportando insumos para suprir as demandas das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) que recebem pacientes com COVID-19.
Para ampliar o serviço de atendimento de transporte aeromédico no estado, oferecendo mais segurança ao paciente e aos operadores de suporte médico, no final de julho, equipe do Comando Operacional Aéreo foi até Porto Alegre, Rio Grande do Sul, para instalar kit aeromédico completo na aeronave.
A empresa Aeromot realizou a instalação dos equipamentos, o que a deixou apta a transportar pacientes, ampliando a capacidade de atendimento à população. A parceria firmada com o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, que entendeu o propósito do projeto UTI Aérea apresentado pelo Corpo de Bombeiros, tornou possível o investimento de R$ 569.400,00.
Antes mesmo da instalação do kit aeromédico homologado, nesse período, a equipe realizou transporte de uma gestante de alto risco, de 32 anos, que mora no município de Rolim de Moura. A paciente estava com complicações e precisou de tratamento especializado em São José do Rio Preto no estado de São Paulo.
Na mesma viagem, uma criança de quatro anos, que estava internada no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho, foi aerotransportada até São Paulo para tratamento em hospital especializado.
Além desses transportes, a equipe levou de São Paulo para Rondônia, 400 quilos em equipamentos, dentre eles, bombas de infusão, monitores e ventiladores para a Secretaria de Saúde suprir as demandas das UTIs.
Para o comandante do Comando Operacional Aéreo, major BM Philipe Maia Leite, com o novo kit instalado no avião, o atendimento será ampliado, onde o “transporte aeromédico especializado de pacientes será melhor otimizado, com eficiência e de baixo custo”.