Escócia – O Serviço de Ambulância Escocês (SAS) adquiriu até o momento, oito cápsulas de isolamento Epishuttle. Quatro já foram recebidas e as outras quatro serão entregues até meados de maio.
O investimento, de mais de £ 500.000, permitirá que o Serviço ofereça aos pacientes um melhor padrão de atendimento, aumentando a capacidade de transferências complexas envolvendo pacientes com COVID-19, especialmente em comunidades remotas e insulares.
A cápsula de isolamento Epishuttle de tamanho adulto favorece a transferência em aeronaves que possuam maior espaço de cabine, por isso, o SAS está trabalhando em parceria com companhia aérea regional Loganair e com a Força Aérea Real (RAF). Recentemente o serviço realizou treinamento com a cápsula no helicóptero SA-330 Puma da RAF.
Além disso, a Agência Nacional de Transporte da Escócia (Transport Scotland) também está colaborando, a fim de aumentar as opções de transporte disponíveis para transferências de pacientes com COVID-19.
Pauline Howie, CEO do Serviço de Ambulância Escocês, disse: “Esta é uma situação sem precedentes e nossa equipe em todo o país está fazendo um trabalho fantástico no atendimento a pacientes na Escócia. A luta contra o COVID-19 exigiu que o Sistema de Saúde do Reino Unido pensasse de maneira diferente e seguisse em frente. Ao adaptar nossa abordagem e usar esta mais recente tecnologia disponível, estamos agindo rapidamente no melhor interesse dos pacientes e de nossa equipe, enquanto aumentamos nossa capacidade.