Pará – Para atender as demandas relacionadas ao combate do COVID-19, a Secretaria de Saúde do Pará (SESPA), formalizou na semana passada, a contratação emergencial de serviço de resgate e transporte aeromédico com a empresa Helisul Táxi Aéreo, com implantação de duas bases, uma na cidade de Belém e outra em Santarém.
Na quinta-feira (23), o helicóptero Saúde 01 (AS350B2) da Base Santarém fez seu primeiro transporte aeromédico. Foi acionado pela Central Estadual de Regulação da SESPA para a transferência de um paciente que se encontrava na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Prainha.
O paciente, um homem de 45 anos, depois de preparado e estabilizado pela equipe médica foi levado de helicóptero ao Hospital Regional, em Santarém, para tratamento especializado.
Devido a atual situação, as equipes que realizaram o transporte estavam paramentadas com equipamentos de proteção individual para evitar a contaminação da tripulação e dar mais segurança ao paciente. O trajeto entre as cidades é feito de barco e o transporte de helicóptero acaba sendo mais rápido e eficiente.