Reino Unido – O novo helicóptero aeromédico AW169 da Cornwall Air Ambulance entrou em serviço no dia 1º de abril de 2020, decolando para suas primeiras missões de salvamento e de resgate aeromédico em Cornwall e nas Ilhas Scilly.
A aquisição do helicóptero foi possível através de recebimento de donativos. Cornwall Air Ambulance levantou £ 2,5 milhões através do New Heli Appeal em uma campanha de arrecadação de fundos que durou dois anos.
A importância dessa aeronave na operação
O oficial de operações aéreas da Cornwall Air Ambulance, Steve Garvey, explicou o que a nova aeronave pode oferecer ao serviço aeromédico:
“Tínhamos uma prioridade em mente quando estávamos pensando em trazer uma nova ambulância aérea para a Cornwall. Parte disso significa ter a capacidade de transportar mais equipamentos médicos para que possamos fazer mais intervenções que salvam vidas. O AW169 nos permitirá fazer isso.
Como paramédicos e médicos, falamos muito sobre os resultados dos pacientes. Isso significa basicamente que queremos que as pessoas que tratamos tenham a melhor recuperação possível. Quanto mais rápido chegarmos a um paciente e tratá-lo, maiores serão suas chances de sobrevivência. O AW169 nos permitirá alcançar os pacientes mais rapidamente. Por sua vez, somos capazes de iniciar o tratamento mais cedo e melhorar o resultado desse paciente.
O maior espaço e acesso aos pacientes é um grande benefício da nova aeronave. A cena de uma emergência pode ser um local muito difícil para tratar uma pessoa gravemente doente ou ferida. Se aterrissamos após um acidente de carro ou nos encontramos tratando alguém em uma praia movimentada, o ambiente pode causar estresse adicional ao paciente. Removê-los do olhar do público para um lugar quente e seguro para que possamos avaliá-los e tratá-los em uma cabine com espaço suficiente para fazer isso, fará uma enorme diferença.
O AW169 dá à nossa equipe acesso de 360 graus ao paciente com uma maca no meio, enquanto em nossas aeronaves atuais só podemos tratá-los de um lado. Pode parecer simples, mas ter o espaço extra para permitir que dois membros da equipe trabalhem em um paciente melhorará muito o atendimento que podemos dar.”
Momento atual
Apesar do atual surto de COVID-19, a organização continua a operar seu serviço de salvamento e resgate aeromédico, garantindo que aqueles que precisem de cuidados urgentes recebam a melhor chance possível de sobrevivência.
Paula Martin, diretora executiva da Cornwall Air Ambulance, disse: “Tomamos medidas ativas, de acordo com as diretrizes do governo e do National Health Service (NHS) do Reino Unido para garantir que o serviço prestado pela tripulação permaneça intacto. No clima de hoje, o fato de o novo helicóptero estar pronto para voar é uma notícia positiva. Como instituição de caridade, nosso foco sempre permanecerá no fornecimento do melhor serviço aeromédico possível ao povo de Cornwall e das Ilhas Scilly. O novo helicóptero marca uma nova era no nível de atendimento que a tripulação pode oferecer.”