Distrito Federal – Uma Força Tarefa foi montada para o transporte aeromédico de dois pacientes de Salvador para Brasilia, DF. Na quinta-feira (16), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu duas solicitações distintas para transporte de cidadãos brasilienses que se acidentaram no Estado da Bahia.
A primeira paciente tratava-se de uma militar reformada do CBMDF que havia sofrido uma queda na cidade de Camaçari, BA. Em razão das fraturas sofridas era necessário o transporte para Brasília para realização de procedimento cirúrgico em hospital especializado e credenciado pelo CBMDF.
O outro paciente era uma criança de 11 anos, politraumatizada, que estava sendo atendida na cidade de Guanambi, BA. Esta criança estava num veículo que foi atingido por um caminhão e recebeu o atendimento inicial, no entanto, havia indicação médica de transporte para unidade de saúde de maior complexidade, a fim de realizar procedimento cirúrgico.
Diante da necessidade de transporte desses dois pacientes e considerando os recursos disponíveis, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal solicitou à Policia Militar e ao Corpo de Bombeiros da Bahia o apoio para transporte da militar e da criança até Brasília, através do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (GRAER).
O pedido foi atendido e designado o avião Guardião 08 do GRAER, modelo Grand Caravan, equipado aeromédico, com a tripulação composta pelos Cap PM PM Silva, Cap PM Mutti, St PM Luciano Santos Ferreira e Dr. Sérgio Vany Abreu de Lima, bem como viaturas do Corpo de Bombeiros para o transporte dos pacientes até o embarque, em Salvador.