Paraná – O helicóptero “Saúde 10” do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) Regional Norte Novo – Maringá – da Secretaria de Saúde do Paraná completou nesse domingo (25), 1.500 ocorrências atendidas pela aeronave na região.
Mais de 500 pessoas foram resgatadas em acidentes de trânsito nas rodovias. Além desses atendimentos, pacientes vítimas de Trauma, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico, Transportes de Órgãos e Transporte Neonatal são ocorrências comuns no serviço. O helicóptero já voou 1.561 horas e opera em um raio de 250 km otimizando tempo-resposta aos pacientes graves.
“Imagine aquela vítima que se acidenta gravemente em uma rodovia distante de um hospital referência, apresentando uma hemorragia interna. Ofertamos mais possibilidades a estes doentes”, disse Márcio Ronaldo, coordenador geral de urgências e emergências do Samu Regional.
“Muitos pacientes tiveram suas vidas salvas com a ajuda do helicóptero do Samu Regional. Aqueles casos mais graves, que necessitem de uma intervenção do suporte avançado de vida e otimização do tempo-resposta acionamos a aeronave”, complementou Márcio Ronaldo.
A aeronave é operada por um comandante, um médico e enfermeiro(a). O helicóptero só opera do nascer ao pôr do sol. Em nenhum caso, houve morte do paciente dentro da aeronave. “E nem vamos ter, porque levamos muito a sério o atendimento e trabalhamos baseado em protocolos rígidos.”, informa o médico Marcos Bittencourt.
Para o médico Márcio Ronaldo, gerenciar um serviço como esse é um grande desafio e, também, motivo de orgulho. “Temos muito orgulho do serviço, a consolidação dele se deve ao bom atendimento, à diminuição da mortalidade, ao atendimento rápido aos pacientes graves. O nosso foco é manter a qualidade do serviço, com treinamento contínuo da equipe para que consigamos manter o padrão que, nestes quase 3 anos, a gente conseguiu”, explicou.