Pará – Na tarde desse domingo (25), equipe aeromédica do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) foi acionada para transportar um paciente com histórico de revascularização, com eletrocardiograma positivo para infarto agudo do miocárdio (IAM).
O homem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Abaetetuba, com estrutura limitada para patologias cardíacas. Caso fosse transportado de ambulância, o deslocamento demoraria mais de três horas, pois com a queda da ponte sobre o rio Moju, no quilômetro 48 da rodovia estadual PA-483, teria que ser transportado via balsa e mais uma trecho de estrada.
Um helicóptero do GRAESP com equipe aeromédica foi para o local e em 16 minutos o paciente estava no Hospital Saúde da Mulher (HSM), em Belém, onde foi internado na UTI. “Esse transporte demonstra a importância da aeronave de asa rotativa voando na Amazônia. Agimos rápido e demos todo o suporte ao paciente que terá atendimento especializado”, disse o médico de voo, José Guataçara.