No dia 20 de setembro, data em que o Rio Grande do Sul comemora a Revolução Farroupilha, o Batalhão de Aviação da Brigada Militar participou do desfile comemorativo em Porto Alegre com um efetivo de 5 aeronaves.
Os Guapos (código de rádio do BAv) “6” PP-EJA (MD500), “8” PP-FRS (Aztec), “9” PP-EHY (Esquilo), “11” PT-YJA (Schweizer) e “16” PT-VJK (Seneca) decolaram às 8h30min do Aeroporto Internacional Salgado Filho (SBPA), em Porto Alegre, para abrilhantar o desfile das unidades da BM gaúcha em terra.
O site Cavok esteve presente no evento através do amigo e colaborador Luís André Ribas Werlang, do site aviacao.art.br. Confiram as imagens a seguir.
O Guapo “9” rumou inicialmente para o Aeroclube de Eldorado do Sul para pendurar um gigantesca bandeira do estado do RS, fortalecendo mais ainda os laços da aviação brigadiana com a cultura e tradição gaúchas.
Sob a coordenação tática do Guapo “11”, em torno de 30 minutos o BAPM efetuou passagens ao longo da Avenida Beira-Rio que foi palco do tradicional desfile realizado anualmente no estado.
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Quando o Estado encontrava-se em plena revolução rio-grandense em 1923 contra o governo republicano de Borges de Medeiros, o processo de criação da aviação da Brigada Militar foi acelerado devido o pioneirismo do Cel Massot.
Foram comprados dois aviões franceses BREGUET 14 (com motor de 300HP) com o objetivo de observar e fazer o reconhecimento de tropas revolucionárias. Em 30 de maio do mesmo ano, o BM-01 realizou o primeiro vôo tendo com piloto o Alferes Aviador Noemio Ferraz e como observador o Alferes Osório Oliveira Nunes. Este vôo marcou o pioneirismo no estado com a semente da aviação na polícia militar. Devido a um acidente e outros percalços, em 1924 foi desativado o grupo de aviação, deixando um espaço de 66 anos até a sua reativação.
Em 1985 surgiu o G.U.A.P.O. – Grupamento Aéreo de Policiamento Ostensivo, relacionando o nome do Grupamento com uma expressão típica do linguajar gaúcho, o “guapo”. Neste período no comando dos helicópteros estavam pilotos civis contratados pelo estado, com a Brigada Militar na função restrita a patrulha e orbservação.
A efetivação uma unidade aero-policial ocorreu através do decreto-lei 33.306 de 23 de setembro de 1989, que criava o Grupamento de Polícia Militar Aéreo – GPMA. Além da oficialização como unidade militar, foram adquiridas novas aeronaves que possibilitaram o pleno funcionamento do Grupamento. A novidade foi o emprego da aeronave Ximango, fato até então singular na aviação policial brasileira.
No dia 14 de abril de 2010, a Governadora do Estado, Yeda Rorato Crusius, assinou o decreto 47.176, tranformando o Grupamento de Polícia Militar Aéreo em Batalhão de Aviação da Brigada Militar. Atualmente a estrutura do Batalhão de Aviação é integrada pelo Comandante, Segurança de Vôo, Estado-maior, Esquadrões de Aviação (bases aeropoliciais) e Esquadrão de Transporte (Base de Transporte). As bases estão sediadas em Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Uruguaiana.
O GPMA atingiu o status de Batalhão de Aviação, assumindo a função de transporte do governo do estado. Desde a sua criação, o BAPM tem atuado de forma ostensiva e ativa em diversos episódios do cotidiano gaúcho, desde a localização de criminosos, salvamento de vidas nas estradas e no mar e missões humanitárias.
Fontes: Artigo sobre o GPMA publicado em 2003 no site www.aviacao.art.br e coroneltrindade.blogspot.com
Texto e fotos: Luís André Ribas Werlang – Cavok
Nota do Autor: Agradecimentos ao Ten. Cel. Solon, comandante do BAPM da BM, ao Cap. Schneider e em especial à tripulação do Guapo 6: Cap Júlio, Cap Eduardo e Sd Seminotti.