A Rede
Paraná – O serviço aeromédico de Ponta Grossa realizou o transporte de uma criança indígena de 4 anos na tarde de sexta-feira (22). O menino estava com suspeita de Guillain-Barré, pois apresentava parestesia e diminuição de força motora de membros inferiores.
De acordo com o relato do Major Júlio César Pucci, comandante da Base Campos Gerais do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), o menino estava bastante apreensivo e com medo antes do helicóptero levantar voo, mas na sequência ficou mais tranquilo e aproveitou a vista.
O garoto de 4 anos foi transportado até o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, para o tratamento adequado.
O que é a Síndrome de Guillain Barré?
A síndrome de Guillain Barré é um distúrbio autoimune, ou seja, o sistema imunológico do próprio corpo ataca parte do sistema nervoso, que são os nervos que conectam o cérebro com outras partes do corpo. É geralmente provocado por um processo infeccioso anterior e manifesta fraqueza muscular, com redução ou ausência de reflexos. Várias infecções têm sido associadas à Síndrome de Guillain Barré, sendo a infecção por Campylobacter, que causa diarreia, a mais comum.
A incidência anual é de 1-4 casos por 100.000 habitantes e pico entre 20 e 40 anos de idade.
Para saber mais acesse o portal do MINISTÉRIO DA SAÚDE.