Minas Gerais – Nessa sexta-feira (22), às 20h00, a equipe do Pégasus 14 do Comando de Aviação do Estado da Polícia Militar (COMAVE) foi acionado pelo Corpo de Bombeiros de Ouro Preto para apoiar buscas de quatro pessoas perdidas na mata passando dificuldades. Como se tratava de uma operação noturna e a PM possui Óculos de Visão Noturna (OVN), decidiu-se realizar o apoio.
Chegando no Parque do Itacolomi, em Ouro Preto, a equipe realizou sobrevoo tentando localizar os estudantes perdidos. Como a baixa luminosidade, decidiu-se que seria feito um pouso para configuração dos Óculos de Visão Noturna.
Prontos, retornaram ao local e iniciaram intensas buscas e os quatro estudantes foram localizados. Durante o voo foi realizado monitorando dos obstáculos e o relevo onde estavam os jovens era íngreme e de difícil acesso. Após avaliação das possibilidades de resgate com segurança, decidiu-se pela extração através de aproximação a baixa altura.
Os jovens foram até uma pedra onde permitiu a aproximação segura da aeronave e foram embarcados dois estudantes de cada vez. Feito dessa forma, os dois homens e as duas mulheres foram resgatados e desembarcados em um campo de futebol, onde havia uma equipe do Corpo de Bombeiros para recebê-los. Todos passam bem.
A equipe do Pégasus 14 que realizou a operação de socorro, formada pelo Maj Flávio Barreto, Maj Leonardo de Castro, Sgt Sérgio Natalino e Sgt Tiago Junio, possuem treinamento e experiência para uso do OVN nessas missões.
No Brasil as Forças Armadas empregam esse equipamento. Nas equipes policiais e de bombeiro ainda é uma novidade. Nos Estados Unidos equipes policiais e de resgate aeromédico utilizam o OVN, algumas como equipamento obrigatório.
Esse é o equipamento utilizado pela PM de Minas Gerais: