Ascom GRAER/PMBA
Bahia – Na sexta-feira (18), em Brasília, foi publicada no Boletim n.º 3/2019 do Exército Brasileiro a incorporação do CORPAS no catálogo de cursos da instituição. Assim, o Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS) foi reconhecido como curso de interesse do Exército Brasileiro (EB).
Segundo o Boletim do EB e sobre o tema RPAS, existem 4 projetos pedagógicos de interesse, sendo 3 estágios e 1 curso:
- Estágio para Formação de Piloto de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) Classe 3, realizado pela Força Aérea Brasileira;
- Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado (SARP) FT 100, realizado por um estabelecimento civil de ensino;
- Estágio de Operador de Sistema Aéreo Remotamente Pilotado, promovido por um estabelecimento civil de ensino; e
- Curso de Operador de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (CORPAS), promovido pelo Grupamento Aéreo da PMBA (GRAER).
O CORPAS, ministrado pelo Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia é o único projeto pedagógico acolhido na categoria de curso. Nesse projeto de capacitação ofertado pelo GRAER já passaram 13 militares do Exército:
- 3 militares do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB);
- 1 militar do Comando da 6ª Região Militar;
- 7 militares do 4° Batalhão de Engenharia e Construção; e
- 2 militares do 19° Batalhão de Caçadores.
Na próxima turma estão previstos um militar do 6° Batalhão de Polícia do Exército e outro militar da 1ª Cia Independente de Fuzileiros.