Pará – Nessa terça-feira (15), o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (GRAESP) foi acionado duas vezes para realizar operações aeromédicas. A primeira foi realizada pela tripulação do Núcleo Regional de Operações Áreas de Altamira com o Guardião 02 e a segunda pela equipe de serviço na sede do GRAESP, em Belém, com o Guardião 07.
Um recém-nascido de 1 dia de vida, com cardiopatia severa, necessitava ser removido do Hospital Municipal de Anapú para o Hospital Regional de Altamira. Diante do quadro crítico do bebê a remoção terrestre não permitiria que chegassem a tempo em Altamira, pois, segundo os médicos, a criança não resistiria as 02h30 de viagem.
O Guardião 02, com tripulação composta pelo Tenente Coronel Zell, Major Armando, Sargento Martins e Cabo John, fez o transporte do bebê de Anapu até Altamira em 35 minutos e o pequeno paciente encontra-se sob os cuidados médicos da equipe do Hospital de referência na região.
Na tarde do mesmo dia, o avião Guardião 07 com a tripulação da Secretaria de Saúde de plantão no GRAESP deslocou-se até Soure na Ilha do Marajó realizar o resgate aeromédico de um mulher de 26 anos com gravidez de risco.
A paciente logo após o pouso em Belém teve um choque hemorrágico que resultou em uma parada cardiorrespiratória.
A equipe médica (Dr Jaime e Enfermeiro Marcelo) adotou o protocolo para o caso e conseguiu fazer com que a parturiente voltasse a vida e, em seguida, encaminhou para o Hospital da Santa Casa de Misericórdia do Pará, em Belém.
Atualmente, o GRAESP realiza atividades operacionais em três núcleos regionais localizados em Belém, Altamira e Marabá, cujos serviços caracterizam-se pelos voos sobre extensas áreas de floresta e água. Sua frota é composta por 10 aeronaves – 06 helicópteros, 03 aviões e uma aeronave remotamente pilotada.