França – Na quarta-feira (2), um helicóptero EC 145 da Gendarmerie Nationale francesa socorreu um esquiador com o joelho ferido em Chamonix Mont-Blanc, uma das mais importantes estâncias turísticas de inverno da Europa, tendo o imponente Monte Branco na parte meridional de seu território.
Nicolas Derely postou três vídeos nas mídias sociais, legendando-os com uma descrição do dramático resgate na montanha. Segundo seu relato eram seis esquiadores, incluindo dois esquiadores sem experiência. Um deles durante o trajeto deslizou brutalmente para trás e deslocou o joelho. Como o esquiador não conseguia se levantar, Nicolas utilizada seu telefone 4G e pede socorro.
Inicialmente o piloto do EC 145 desembarcou socorristas da Gendarmarie para dar o primeiro atendimento ao alpinista. Depois de imobilizado a equipe retorna e embarca os socorristas em uma manobra onde encosta o esqui no gelo. Na sequência usando o guincho elétrico resgata o esquiador ferido.
O piloto Jean-François Martin, de 46 anos, explicou que se trata de uma manobra utilizada frequentemente pois permite que as pessoas embarquem ou desembarquem rapidamente da aeronave. “Não há nada de extraordinário”, afirmou.
O segredo, segundo ele, é observar se há ângulo suficiente para que as pás do rotor principal não encostem na neve. O piloto acumula 5.000 horas de voo e atua há seis anos em Chamonix.
Embora a impressionante manobra tenha recebido muitos elogios e despertado a admiração das mídias sociais, Martin minimizou o feito impressionante. Ele acrescentou, no entanto, que a manobra contribui para “uma bela imagem” e, como tal, é “muito bom para a Gendarmarie”.