por Mauro Beni
Roma, 14 de dezembro – Para reforçar a sua capacidade operacional apoiando a população italiana em qualquer situação de emergência, a Leonardo assinou um contrato com o Corpo de Bombeiros para o fornecimento de três helicópteros AW139. O anúncio foi feito pelo grupo especificando o valor de cerca de 45 milhões de euros, incluindo também serviços de apoio integrados e treinamento para pilotos e técnicos além de opção para 12 AW139 adicionais.
A entrega dos três novos helicópteros será concluída em 2019. São 56 AW139 pedidos pelo governo italiano para as tarefas de interesse público. Mais de 1.100 unidades AW139 são pedidos por mais de 270 clientes em 70 países, são mais de 900 helicópteros em serviço. Mais de 816 mil missões de resgate e incêndio são realizadas a cada ano e que afetam várias áreas da Europa, incluindo a Itália.
Os novos helicópteros substituirão progressivamente o Agusta Bell 412 (AB412) do Corpo de Bombeiros, que está em serviço há várias décadas. Com a aquisição desse helicóptero poderá agora aumentar sua capacidade de realizar busca e salvamento no mar e nas montanhas, resgate aeromédico, prevenção de incêndios e proteção civil.
O AW139 será equipado com guincho de salvamento, gancho para o uso de balde de combate a incêndios, radar meteorológico, sistema de comunicação via satélite, sistema eletro-óptico, console de missão de alta definição desenvolvido por Leonardo e pelo sistema de transmissão de dados, um avançado sistema de prevenção de colisão da Leonardo, capacidade de usar visão noturna, farol de busca, boias e botes salva-vidas, megafone e kit aeromédico completo.
Com um peso máximo de decolagem de 7 toneladas, o AW139 possui uma cabine acessível por meio de duas grandes portas laterais. Possui excelente capacidades de voo, mesmo com apenas um motor em funcionamento, permitindo que este modelo realize e complete até as missões mais exigentes com total segurança. O cockpit possui tecnologia aviônica de ponta.