Tocantins – No dia 20, o CIOPAER viveu um momento histórico para a unidade. Uma demanda antiga, que vem sendo trabalhada há quase três anos pelos gestores da unidade, das Secretarias de Saúde do Estado e do Município de Palmas-TO.
Durante a manhã, houve a reunião da Comissão Intergestores Bipartite – CIB, no Ministério da Saúde, em que uma das pautas foi a apresentação da proposta do serviço aeromédico (helicóptero) como vetor do Serviço Móvel de Urgência e Emergência – SAMU, na área de atuação da Regional Palmas-TO.
A aprovação da CIB permite a formalização das ações dos profissionais que embarcam na aeronave do CIOPAER. A população dessa região, após regulação do SAMU-Palmas-TO, poderá contar com a rapidez e a versatilidade do helicóptero nas ações de Evacuação Aeromédica – EVAM, seja nas remoções ou resgates aéreos.
Podendo assim, ampliar o atendimento à população, reduzindo o tempo resposta do SAMU., sendo mais uma ferramenta que o SAMU Palmas-TO poderá utilizar nas suas ações em bem servir a população, com o profissionalismo de estilo.
No período vespertino, no prédio da SES, houve a aprovação de fato por todos os gestores presentes. Tendo muito elogios para a parceria e os benefícios para da sociedade.
Esse projeto piloto é uma semente que está sendo plantada que fomentará o emprego de aeronaves em outras regiões do estado.