Ceará – Nos dias 28 e 29 de junho, o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II) desenvolveu em conjunto com a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do estado do Ceará (CIOPAER-CE) dois eventos de prevenção de acidentes aeronáuticos na cidade de Fortaleza-CE.
A primeira atividade tratou-se de um ciclo de palestras voltadas para reforçar o treinamento de gerenciamento dos recursos da corporação, mais conhecido como Corporate Resource Management (CRM). Durante uma manhã, profissionais do SERIPA II discorreram ao quadro de tripulantes da CIOPAER-CE sobre temas relacionados ao CRM como Consciência Situacional, Processo Decisório, Comunicação, Trabalho em Equipe e Maintenance Resource Management (MRM).
No dia seguinte, foi realizada na Assembleia Legislativa do estado do Ceará, mais uma edição da Jornada de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do SERIPA II. O evento, voltado para a comunidade aeronáutica de Fortaleza e região, tratou de temas de segurança de voo e contou com palestrantes do SERIPA II, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ).
O primeiro palestrante foi o Sr. Marcus Vinicius Fernandes Ramos, Gerente de Aviação Geral da ANAC. Em sua explanação, o Sr. Marcus apresentou como a Certificação e a Regulação da ANAC podem contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.
Em seguida, o Major Aviador Alan Elias Lemos Mattar, Comandante do DTCEA-FZ discorreu sobre o tema “As Características e a Segurança Operacional na Terminal Fortaleza (TMA-FZ)”. Foram apresentados dados estatísticos de movimentos e ocorrências de tráfego aéreo nos últimos anos, espaços aéreos condicionados e a perspectiva de reestruturação da TMA-FZ com a adoção do conceito de navegação baseada em performance (PBN).
Finalizando o evento, o Capitão Aviador Pedro Nolasco Duarte, do efetivo do SERIPA II, apresentou o “Panorama das Ocorrências Aeronáuticas na Região Nordeste”. Na palestra, foram discutidas estatísticas de ocorrências aeronáuticas no período entre 2008 e 2018, além de apresentados estudos de casos para a plateia compreender a dinâmica de uma investigação SIPAER.
Durante essas atividades, o SERIPA II reforçou a importância da segurança de voo, divulgando a prevenção de perdas humanas e materiais na atividade aérea e o Setor de Gerenciamento da Segurança Operacional da CIOPAER agradeceu a presença de todos.