Na tarde do último dia 17Jul10, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou mais um incêndio em mata na área de preservação ambiental do Parque Estadual Serra do Rola Moça.
O fogo consumiu com a vegetação presente em uma área de 25.000 m2 e graças à atuação rápida e precisa, o incêndio não se alastrou pelo Parque. Na opinião dos Bombeiros e Brigadistas que atuaram diretamente no combate às chamas, o helicóptero tem um papel preponderante nesse tipo de ocorrência. “Sem a ajuda da aeronave não conseguiríamos chegar em tempo de realizar o combate do outro lado da montanha”, relatou o 2º SGT BM Dênis, militar que chefiava uma das guarnições terrestres.
A capitação de água para lançamento no incêndio foi realizada em uma piscina de um clube próximo à região. “Se não fosse esse ponto de capitação teríamos dificuldades em debelar o incêndio, pois não existia tempo suficiente para montar nosso reservatório e não havia outro ponto para capitação de água próximo do local”, conta o Cap Farley Rocha Soares, piloto em comando do Helicóptero Arcanjo 01.
Foram empenhados em solo 12 militares do CBMMG e 18 Brigadistas do Instituto Estadual de Florestas, além da guarnição aérea comandada pelo Cap Farley e composta pelo 1º Ten João Bosco (Comandante de Operações Aéreas), 2º Sgt BM Vanderson Ribeiro e 2º Sgt BM Juarez Vaz (Tripulantes Operacionais). Clique e assista ao vídeo.
Veja as fotos da operação
Fonte: Comunicação Organizacional – Btl Op Aer/CBMMG