Mato Grosso – A tripulação do helicóptero Águia 04 do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) deslocou-se até a região de Tangará da Serra em apoio à Polícia Federal e à Força Aérea Brasileira (FAB), a fim de apoiar interceptação de um avião bimotor, matrícula PR-EBF, que trazia cocaína da Bolívia. Uma equipe da Polícia Federal deslocou-se para a região de viatura e outra equipe foi transportada pelo Águia 04.
Um caça A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou o avião por volta das 14h00, de terça-feira (6), na região de Nova Fernandópolis (MT). A ação faz parte da Operação Ostium para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira, a Polícia Federal e órgãos de segurança pública.
Três aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano da FAB e um avião radar E-99 foram empregados para monitorar e interceptar o avião proveniente da Bolívia. Quando interceptada pelo A-29 da FAB, foi dada determinação para que mudasse a rota e pousasse em Cuiabá, porém o piloto desobedeceu a ordem e seguiu para pouso em local não preparado.
O avião fez um pouso em área de lavoura e o avião da FAB manteve escolta até que a equipe do helicóptero Águia 4 do CIOPAer chegasse para os procedimentos de abordagem policial e buscas pelos traficantes. Dentro da aeronave foram apreendidos cerca de 500 kg de droga. Os traficantes conseguiram fugir do local e não foram localizados.